terça-feira, 7 de abril de 2015

DIA MUNDIAL DA SAÚDE




Olá Pessoal!!

A dica de hoje é sobre o Dia Mundial da Saúde, o qual não poderia deixar de comentar aqui no blog, nesse post extra do dia. Essa data de repercussão internacional que no Brasil foi divulgada também pelo Ministério da Saúde, através das redes sociais, teve como principal tema “o consumo equilibrado de alimentos é um dos principais pilares para uma boa saúde”. O texto abaixo foi reirado do Blog do Ministério da Saúde, o qual retrata a importância dessa data.

Sabe-se que o consumo excessivo de calorias e uma oferta desequilibrada de nutrientes na alimentação estão associados à evolução de doenças crônicas, como a hipertensão, doenças do coração e alguns tipos de câncer, além de uma maior frequência de obesidade e diabetes entre na população. De acordo com o Guia Alimentar da População Brasileira, edição lançada em 2014, o Brasil vem enfrentando aumento expressivo do sobrepeso e da obesidade em todas as faixas etárias, e as doenças crônicas são a principal causa de morte entre adultos. O excesso de peso acomete um em cada dois adultos e uma em cada três crianças brasileiras.

Padrões de alimentação que substituem alimentos in natura ou minimamente processados de origem vegetal, como arroz, feijão, mandioca, batata, legumes e verduras, por produtos industrializados prontos para consumo geram desequilíbrio na oferta de nutrientes e a ingestão excessiva de calorias.
O Ministério da Saúde alerta para a importância do acompanhamento de profissionais de saúde no estabelecimento de dietas adequadas para cada pessoa. O Guia Alimentar Para a População Brasileira também apresenta um conjunto de informações e recomendações sobre alimentação que tem como objetivo a promoção da saúde da população brasileira como um todo e a prevenção de enfermidades. Acesse! 

Link para baixar o Guia:

Uma alimentação adequada e saudável é um direito humano básico. As necessidades alimentares de cada indivíduo precisam considerar a cultura de cada região, gênero, etnia, raça, além de ser necessário estabelecer um consumo harmônico em qualidade e quantidade e priorizar alimentos baseados em práticas produtivas adequadas e sustentáveis. Uma alimentação variada, equilibrada, consumida com prazer, com regularidade e atenção, sempre que possível em companhia, influencia de forma direta na saúde e no bem-estar. Alimente-se bem! Cuide da sua saúde! 

Outro lançamento importante que aconteceu essa semana foi o lançamento do livro que estimula o consumo de alimentos saudáveis, chamado: Alimentos Regionais Brasileiros, que traz dicas saudáveis da culinária. Uma maneira de orientar a população sobre o consumo adequado de frutas e hortaliças recomendadas pela OMS. Acesse!


Beijos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário