terça-feira, 14 de abril de 2015


BENEFÍCIOS DA MANDIOCA E SEUS DERIVADOS



Olá Pessoal!!


A dica de hoje é estrelada por um alimento que muita gente gosta, a TAPIOCA, seja ela preparada como beiju, cuscuz, bolo dentre outras maneiras. Vamos falar sobre seus benefícios e repassar algumas receitas utilizando esse ingrediente. Vamos lá!?

Para entender os benefícios da tapioca é importante conhecer a sua origem. A mandioca, macaxeira ou aipim tem o nome cientifico de Manihot esculenta Crantz, é um tubérculo, originário da América do Sul. Sendo o Brasil o segundo maior produtor mundial, dentre muitos os fatores da sua boa produção no pais, esta a sua fácil adaptação ao clima. O consumo per capita de farinha de mandioca na região metropolitana de Belém é de 34 kg, sendo o mais alto do Brasil e 2,35 vezes maior que o consumo da região metropolitana de Salvador, que é o segundo maior consumidor deste produto no país. Sua utilização é datada desde muito a.C. e no Brasil o seu consumo ocorre em diversas regiões, principalmente no nordeste e são várias as formas de preparo. 



Uma dúvida frequente é com relação à diferença entre fécula e polvilho ou a diferença entre polvilho doce e azedo. Tanto a fécula quanto o polvilho, são tecnicamente o mesmo produto, o amido da mandioca. A diferença entre o polvilho doce e azedo é que durante o processamento, o polvilho doce passa por um processo de fermentação do amido, o que não ocorre na produção do polvilho azedo.



Para compreender melhor como essa delicia é obtida, precisamos entender o seu passo a passo. A sua produção ocorre em sua maioria em casas de farinha e ocorre de maneira artesanal, as etapas de produção de farinha são: colheita, lavagem, descascamento, moagem, prensagem, esfacelamento, peneiramento, torra, classificação, empacotamento, pesagem e armazenagem da farinha.





A utilização da água do processamento da mandioca, tem sido estudada para ser aplicada na produção do hidrogênio. Esse processo, contribui para a produção de uma fonte de energia limpa.

Nutrientes que a mandioca possui: é rica em carboidratos, sendo uma boa fonte de energia. É pobre em gorduras, e, assim como todo alimento de origem vegetal. Também contém vitaminas do complexo B, cálcio, potássio, magnésio, cobre, fósforo e fibras.


 Hoje em dia, a forma de consumo mais comum da mandioca é através da tapioca (produto obtido da mandioca) que contém uma média de 70 calorias em 1 colher de sopa. E aqui estão alguns motivos para você consumir esse alimento:


1º Não contém glúten, pois não possui a gliadina, uma proteína presente no glúten que colabora para o aumento da inflamação do organismo e da gordura abdominal. Além de também ser consumido por diabéticos.


2º Pode ser utilizado em substituição ao pão.


3º Prática e versátil em sua preparação, sendo possível fazer vária formas de preparos ou recheios.


Vale ressaltar que para armazenar a mandioca em casa, o ideal é descascá-las, cortar em pedaços menores e guardar em vasilhas com tampa imersas em água na geladeira.


 O seu consumo pode ser feito de diversas maneiras, desde a mandioca cozida e servida com um queijo branco. Ou a utilização dela para fazer brigadeiro, bolo, escondidinho entre outras maneiras. Já com o amido (fécula) é possível fazer o tradicional beiju ou tapioca e biscoitos por exemplo. Além de cuscuz ou o consumo da farinha de guerra (farinha de mandioca) nas refeições.
Vamos às receitinhas!!


 1º Brigadeiro de Mandioca

 Ingredientes:
2 aipins cozidos
2 colheres de manteiga
10 colheres (sopa) de açúcar demerara ou orgânico
1 xícara de leite em pó desnatado
7 colheres de chocolate em pó (preferencialmente 60% cacau)
Chocolate granulado
Castanha

Modo de preparo: Cozinhe a mandioca até desmanchar. Escorra e amasse. Reserve. À parte, derreta a margarina, acrescente a mandioca e misture bem. Junte os demais ingredientes e cozinhe até desprender do fundo da panela. Modele os docinhos e passe no chocolate granulado. Dica: Faça beijinhos, substituindo o chocolate em pó (preferencialmente 60% cacau) por coco ralado.


2 º Brownie de Tapioca


Ingredientes: 1 clara
2 colheres de sopa de farinha de tapioca (para beiju)
50g de chocolate meio amargo


Modo de preparo: Bata a clara com fouet na mão ou na batedeira acrescente a farinha e misture delicadamente, por ultimo coloque o chocolate derretido e leve em uma frigideira antiaderente em fogo baixo. Para finalizar e se preferir coloque chocolate derretido por cima do brownie.


3º Pizza de Tapioca
Ingredientes:
1Kg de farinha de tapioca
500g de queijo mussarela ralado
1 peito de frango cozido desfiado
Orégano
Azeite
Sal á gosto

Modo de Preparo: Coloque a frigideira no fogo, deite uma camada fina da massa de tapioca assando os dois lados. Em seguida acrescente o recheio e o queijo, finalizando com o orégano e azeite. Sirva quente.

Opções de recheio: Atum ou sardinha ou Margarita .


Espero que tenham gostado,
Beijos e até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário