domingo, 5 de abril de 2015

CHOCOLATES

Olá Pessoal!!

A dica de hoje é uma delicia, pois vou esclarecer sobre os tipos de chocolates e alguns produtos semelhantes a ele. Vamos falar sobre o chocolate e suas variações, alfarroba e chocolate à base de soja. Espero que gostem do texto, e vamos lá!!

CACAU


O chocolate é obtido através do fruto cacau, que passa por vários estágios até a sua obtenção.


 Tipos de chocolate

Chocolate em pó: produto obtido pela mistura de cacau em pó com açúcar.
Chocolate em pó parcialmente desengordurado e chocolate em pó solúvel: produto obtido pela mistura de cacau em pó parcialmente desengordurado ou cacau solúvel com açúcar.
Chocolate ao leite: preparado com pasta de cacau, açúcar e leite (leite em pó evaporado ou condensado). Contém em média de 25 a 30% de cacau.
Chocolate amargo: produto preparado com cacau, com ou sem açúcar e leite adicionado, o teor de cacau é acima de 60%, além disso, esse tipo de chocolate possui compostos fenólicos e propriedades antioxidantes.
Chocolate branco: produzido com manteiga de cacau (ou gordura de cacau), açúcar e leite.
O chocolate light possui quantidade reduzida de calorias devido ao menor teor de gordura e o chocolate diet não possui açúcar ou pode possuir algum tipo de adoçante, sendo indicado para diabéticos.  





O Nibs de cacau é obtido após o processo de fermentação e secagem, ou seja, ele é o produto da quebra das amêndoas gerando esse produto mais in natura do cacau.



Um dos principais benefícios encontrados no cacau é o seu potencial antioxidante que é extremamente potente, apresentando 30 vezes mais poder antioxidante quando comparado ao vinho tinto. Todos esses benefícios são encontrados no cacau, do chocolate puro e não de suas variações tradicionais que possuem açúcar, gordura e edulcorante, portanto, atente-se! Quanto mais escuro o chocolate for, mais benefícios ele proporcionará. Quanto maior for a porcentagem de cacau no chocolate, menor será a porção de edulcorante, de gordura saturada e de açúcar e maior será a quantidade de antioxidantes. Os flavonóides e antioxidantes presentes no cacau, aumentam a concentração do HDL (colesterol "bom") e diminuem os níveis do LDL (colesterol "ruim").  O seu consumo diário reduz o risco de doenças cardíacas e o seu efeito hipotensivo, ou seja, auxilia na redução da pressão arterial.

ALFARROBA

É uma planta nativa do Mediterrâneo e o seu fruto é uma vagem composta por sementes que são retiradas e processadas, as quais são utilizadas como espessante e estabilizantes. A obtenção da sua farinha resulta em um produto semelhante em aroma e coloração ao cacau, sendo ela utilizada na produção de produtos semelhantes ao chocolate. Um diferencial da alfarroba em relação ao cacau em pó é o seu baixo teor de lipídeos, reduzido teor de compostos antinutricionais como cafeína e teobromina. Além, de ser boa fonte de ferro e outros minerais como: potássio e cálcio, manganês, zinco e cobre. Outro diferencial é o teor de açúcar, principalmente a sacarose, que a alfarroba possui quantidades maiores com relação ao cacau em pó.


Atualmente o mercado alimentício oferece diversos tipos de produtos à base de afarroba que são indicados para a produção de bebidas, biscoitos, bolos, sorvetes, achocolatados entre outros subprodutos. Seu consumo pode ser realizado por todas as pessoas mais também é uma boa alternativa para aqueles que não podem consumir o cacau, lactose e glúten (podem ser encontrados produtos isentos). 


SOJA

É uma planta nativa de uma região da China e seu uso se mostra bastante versátil, podendo ser consumida em diversas formas como, grãos, farinha, proteína texturizada, extrato de soja, tofu, chocolate entre outros.

O chocolate de soja é um produto 100% vegetal e é obtido através do extrato da soja, o qual utilizado no lugar do leite. Uma informação importante é que, devido à soja ser um alimento rico em fitoquímicos como a isoflavona, algumas pessoas podem ter esse ou outro tipo de restrição a esse alimento. Esse é um produto em uma maioria sem lactose.






Lembrando que o consumo médio dos diversos tipos de chocolates e dos semelhantes a ele, deve ser de 30g ao dia, não sendo recomendado o consumo em grandes quantidades. A dica é consumir com moderação.










Beijos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário