terça-feira, 24 de março de 2015

NUTRIENTES X TPM

Olá Pessoal!! 

Tudo bem com vocês?
Meu nome é Maíra, sou Nutricionista, baiana, tenho 21 anos e decidi compartilhar com vocês alguns assuntos relacionados à Nutrição aqui no blog. Espero que gostem do conteúdo e deixem sugestões do que gostariam de ler.

Fiquei pensando sobre o que escrever no meu primeiro post, então decide falar sobre um assunto que interessa a homens e mulheres, a Tensão Pré Menstrual, popularmente conhecida como TPM. Que atinge milhares de mulheres todos os meses, com: retenção de líquidos (edemas), irritabilidade, cólicas menstruais entres outros. Para os meninos que leem o blog, fica a dica de também ler esse post para repassar as amigas, namoradas e mulheres mais próximas que convivem com a TPM mensalmente. Para isso vou começar com uma pergunta, vocês saberiam dizer se a alimentação poderia interferir ou não nos sinais e sintomas da TPM?? Vamos ler mais um pouquinho e descobrir como ocorre essa relação!!

A TPM possui relatos dos seus primeiro sinais e sintomas há mais de 2000 a.C, ou seja, nós sempre tivemos que lidar com esse “incomodo” mensal que muitas vezes atrapalha nossa vida social e que chega a atingir de 75 a 80% das mulheres, ISSO MESMO!Você não está sozinha. Porém, com o passar dos anos novas descobertas aconteceram e muitos desses sinais e sintomas podem ser aliviados através de uma alimentação mais equilibrada e saudável, evitando que as nossas atividades habituais deixem de ser realizadas nesse período que pode se iniciar até 14 dias antes da menstruação. Vamos ler abaixo como ocorre à atuação de alguns nutrientes que podem nos auxiliar na melhora dos sinais e sintomas da TPM.

Alimentos fontes de flavonoides estimulam a produção de serotonina, conhecida como a molécula dafelicidade, promovendo o bem estar aliviando assim a tensão.

Onde podemos encontrar: uva, amora, soja, salsa, morango, maçã, cebola, cereja entre outros alimentos. 

                                   
Cálcio: atua na contração e relaxamento muscular diminuindo assim as cólicas e também age no combate ao edema.
Onde podemos encontrar: agrião, leite e derivados, couve, espinafre, brócolis entre outros alimentos.
O Óleo de Prímula possui ácidos graxos poliinsaturados que tem ação anti-inflamatória melhorando principalmente as cólicas menstruais.



Magnésio: atua no combate da ansiedade e na contração muscular aliviando as cólicas.
Onde podemos encontrar: brócolis, agrião, coube, cereais integrais, leite e derivados, castanhas entre outros alimentos.
Vitamina B6 (Piridoxina): participa da formação de serotonina melhorando sintomas relacionados à ansiedade e mudanças de humor.

Onde podemos encontrar: gérmen de trigo, amendoin, vísceras, milho, nozes entre outros alimentos.
Zinco: age melhorando a cólica menstrual, além disso alguns desses alimentos como peixes e castanhas são fontes de ômega 3 que atuam como anti inflamatório reduzindo também as cólicas.

Onde podemos encontrar: fígado, carne vermelha, ostras, aves, camarão, castanhas, peixes, cereais integrais entre outros alimentos.


Chás:
Camomila e Capim Santo: melhoram às cólicas e atuam como calmante.
Chapéu de Couro e Cavalinha: reduzem o edema (inchaço) por atuarem como diuréticos.

Um recado importante é que a quantidade recomendada por dia desses nutrientes já atua melhorando os sinais e sintomas da TPM, ou seja, uma alimentação equilibrada mantém as nossas reservas nutricionais adequadas reduzindo assim a sua intensidade ou a sua frequência nesse período, não sendo necessária a sua suplementação. Com relação aos chás citados ou qualquer outro tipo de suplementação, as mesmas devem ser acompanhadas por um nutricionista, pois existem algumas contra indicações importantes que devem ser avaliadas, levando em consideração a individualidade de cada pessoa. 
Mas fica a dica, de sempre manter uma alimentação equilibrada, pois, dessa maneira o seu organismo conseguirá manter as reservas nutricionais balanceadas evitando assim os desconfortos que esse período pode gerar.

Beijos ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário