sábado, 13 de junho de 2015

ACNE

Olá Pessoal !! Tudo bem com vocês?

No post de hoje, irei falar sobre Acne. Vamos lá entender um pouco mais sobre essa relação!

A acne é uma dermatose que provoca o surgimento de cravos, espinhas, cistos, caroços e cicatrizes, e se caracteriza por um conjunto dessas manifestações. O seu desenvolvimento ocorre quando os poros da pele ficam obstruídos, seja pelo excesso de sebo, células mortas e bactérias nos fólicos. E essa produção de sebo pode ocorrer por diversos motivos, contudo mudanças na dieta podem reduzir esse quadro. Lembrando que tanto o tratamento médico quanto o nutricional varia de acordo com cada pessoa, sendo adequado buscar profissionais especializados.

Algumas mudanças na dieta demonstram ser benéficas no tratamento da acne, vamos às dicas?!

ü  Reduzir o consumo de leite, caso seja excessivo, pois, seu consumo em grandes quantidades estimula com mais freqüência as glândulas sebáceas, podendo agravar o quadro da acne.


ü  Alimentos com alto índice glicêmico desencadeiam uma espécie de cascata no organismo, que podem aumentar a produção de sebo. Sendo indicado o consumo de alimentos com baixo a moderado índice glicêmico.
ü  Uma dieta antiinflamatória, também é uma conduta indicada em determinados casos, pois alguns alimentos desencadeiam no organismo uma resposta inflamatória, que favorece o surgimento da acne. Entre os alimentos com propriedades antiinflamatórias estão: gengibre, cúrcuma, tomate, alho, pimenta, maracujá, romã, frutas vermelhas, chá verde, azeite de oliva, linhaça, chia e peixes como sardinha, cavala, salmão e truta.

ü  Evitar o consumo de frituras e alimentos industrializados.

ü  Alguns nutrientes se destacam no tratamento da acne como:
  • Vitamina A: atua reduzindo a produção de sebo;
  • Zinco: atua na cicatrização;
  • Selênio: antioxidante;
  • Vitamina C: tem ação antioxidante e antiinflamatória;
  • Vitamina B6 e B5: regula o metabolismo hormonal.


Espero que tenham gostado das dicas e em caso de dúvidas, deixem nos comentários.

Beijos,
Maíra Rodrigues. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário